Postulantes da FIMDA participam da Semana do Postulinter 1hx1s
26/05/2025
De 19 a 24 de maio, os postulantes franciscanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), em companhia de outras Congregações e Institutos Religiosos, realizaram uma formação religiosa na Casa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, no município de Mulenvos, promovida pelos religiosos da Arquidiocese de Luanda e pelas Dioceses de Viana e Caxito. A “Semana Postulinter”, teve como temática: ” O seguimento de Jesus à luz do Evangelho de São Marcos”, com o acompanhamento do Padre Samir Malakô.
Durante este tempo de formação, os partiantes puderam aprofundar o conhecimento social, humano, bíblico e religioso. O tema proporciou ao grupo um rico conhecimento para nos firmarmos no seguimento mais profundo a Jesus Cristo à luz de São Marcos. Importa-nos lembrar que São Marcos está presente em grandes discursos, nos quais anuncia Jesus numa linguagem popular.
Com palavras sábias e edificantes o presbítero relacionou os escritos de São Marcos com a etapa do Postulantado nos dias de hoje. Recordou que essa é uma etapa da vida religiosa. Trata-se de um período privilegiado de preparação ao noviciado, que envolve o autoconhecimento, a autenticidade e a intimidade. Pois, seguir a Cristo não é apenas um ideal, mas uma resposta a um chamado e é uma ação, que se resume na Sequela Christi ( Seguimento a Cristo) e na Imitatio Christi ( Imitação de Cristo).
A semana formativa foi encerrada ema 24 de maio, com uma Santa Missa de encerramento às 9h, presidida pelo Frei Jefferson Max Nunes Maciel, Mestre dos postulantes da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula; e concelebrada por Frei Ageu da Congregação dos Mercedários. A celebração contou com a participação das mestras e irmãs de distintas Congregações e Institutos Religiosos, em comunhão com todos(as) os postulantes.
Em sua homilia, Frei Max destacou alguns pontos principais da vida do postulantado: “a entrega total, o aperfeiçoamento da nossa relação com Deus, conosco mesmos, com os irmãos e com todas as criaturas”. Acrescentou ainda que a palavra “postulantado” vem do verbo postular, que significa “fazer um pedido”, mas não um pedido feito de qualquer maneira. Postular significa “pedir insistentemente, com empenho e dedicação”. Assim, o postulante pede com firmeza de alma para experimentar progressivamente uma nova forma de vida: a vida consagrada, vivida em uma determinada família religiosa, seja uma Ordem, Congregação ou Instituto Religioso.
Após a missa, houve uma confraternização na fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, com uma tarde recreativa, evolvendo danças, músicas, jogos, encenações e poesias. Por fim, seguiu-se o momento do almoço partilhado, começando com a oração feita pelo Frei Ageu.
Durante essa semana de formação, os postulantes criaram verdadeiros laços de amizade e de irmandade, e por isso se propam a colocar em prática os ensinamentos e as boas experiências compartilhadas. Desejamos a todos e todas força, fé, foco e perseverança para viverem com alegria e fidelidade a Sequela Christi e a Imitatio Christi.
Paz e Bem!
Postulantes da FIMDA