Frades aprofundam experiências formativas e visitam obras sociais em Guaratinguetá 3o533f
21/05/2025
A Fraternidade São José, em Guaratinguetá (SP), acolheu, nesta semana, os frades do Conselho de Formação Inicial. O local é também berço formativo dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com o Postulantado Santo Antônio de Santana Galvão, mais conhecido como Seminário Frei Galvão.
O encontro iniciado na segunda-feira, 19 de maio, contou com a presença a presença do Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira; do Secretário da Formação e Estudos, Frei Sandro Roberto da Costa; do Coordenador da Formação Inicial e mestre, Frei Gilberto da Silva; e dos demais mestres: Frei Roger Strapazzon (Pós-noviciado), juntamente com o vice-mestre, Frei Joaquim Antônio Pinto; Frei João Francisco (Noviciado); Frei Jeâ Paulo Andrade (Postulantado); e os representantes dos frades do tempo de profissão temporária, Frei Bruno Cezário e Frei Francisco Barbosa.
No primeiro dia de reunião, os mestres se reuniram para partilhar suas diferentes experiências vividas em cada etapa: Postulantado, Noviciado e Pós-noviciado. Além disso, abordaram o desenvolvimento formativo de cada formando durante essas três etapas, concluindo o dia com uma reunião sobre o Conselho de Formação e Estudos.
Na terça-feira (20/05), foi abordada a reformulação do Regimento Interno das etapas do Postulantado e Noviciado. Este documento, de suma importância, tem como objetivo central reger a vida e a missão dessas etapas, esclarecendo e orientando sobre os direitos e deveres dos formandos que vivenciam o Postulantado e o Noviciado.
No mesmo dia, formadores foram ao Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, atendendo ao convite dos frades da fraternidade local para participarem de uma Santa Missa. Frei Gilberto da Silva presidiu a celebração e, em sua homilia, trouxe algumas mensagens a respeito de Jesus e sua comunhão íntima com o Pai. Retratou a trajetória de vida de São Bernardino de Sena e o quanto sua vivência de seguimento a Cristo o transformou em um arauto da Paz — a mesma paz vivida e pregada por São Frei Galvão. Por fim, ressaltou a importância de sermos também promotores da Paz.
Em seguida, conheceram o Projeto Social do Santuário, em parceria com o SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade), a Casa da Criança, onde são realizadas diversas atividades sociais, incluindo artes marciais, espiritualidade e culinária. Logo em seguida, visitaram a recém-inaugurada Rádio Frei Galvão 89.9 FM, que conta com uma programação voltada à espiritualidade, notícias em nível local e mundial, esportes e músicas.
Por fim, no terceiro e último dia (21/05), o diálogo entre os conselheiros abordou a Política de Prevenção de Abusos e da Partilha das Casas, no qual cada frade comentou sobre a realidade da fraternidade onde reside. A reunião foi encerrada após o almoço com a Fraternidade Franciscana de São José, no Seminário Frei Galvão.
Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior