USF participa da Jornada Laudato si’ 2025 5h594q
15/05/2025
A Universidade São Francisco (USF) estará presente na Jornada Laudato Si’, uma iniciativa da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB, que visa celebrar os dez anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. Para efetuar a inscrição, Clique aqui.
Composta por um seminário interuniversitário, celebrações e atividades comunitárias, a Jornada busca mobilizar a sociedade por meio do debate científico acerca das causas dos problemas socioambientais, tanto globais quanto locais. Além disso, propõe a reflexão sobre a possibilidade de ações comunitárias e pastorais capazes de transformar a realidade, com um olhar especial para os temas relacionados com a questão da água e da Ecologia Integral.
Além da USF, também participam dessa ação representantes de outras instituições de ensino superior e pesquisa, bem como lideranças pastorais das sete sub-regiões do Regional Sul 1 da CNBB, especialmente aquelas vinculadas à Pastoral da Ecologia Integral ou que a apoiam.
Seminário acadêmico interuniversidades
O seminário – que será realizado nos dias 19,20 e 21 de maio – foi elaborado em conjunto com representantes de diferentes Instituições de Ensino Superior – confessionais, comunitárias, públicas e privadas – localizadas, em sua maioria, no estado de São Paulo, mas também de outros estados.
A primeira noite do evento contará com a presença do pesquisador Carlos Nobre (professor titular da Cátedra de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo – USP e copresidente do Científico para a Amazônia), que concedeu uma entrevista para o site Franciscanos, na ocasião da COP 29, em 2024; e de Frei Márcio Couto, religioso dominicano. O diálogo entre ambos pretende ressaltar a importância da Encíclica Laudato Si’ para o pensamento antissistêmico e revolucionário, bem como para a salvaguarda da vida no planeta.
A segunda noite dos debates terá a água como tema articulador para as propostas no campo das tecnologias sociais, da educação e da ação pastoral. Já a terceira e última noite do evento será dedicada à reflexão sobre a pertinência da Ecologia Integral, reforçando sua centralidade para além da Campanha da Fraternidade.
Confira a programação
Dia 19/05 (segunda-feira) – 19h às 21h30
Tema: “10 anos da Laudato Si: ecologia integral e transformação social revolucionária”. Palestrantes: Carlos Nobre (Cátedra Sustentabilidade USP/SPA) e Frei Márcio Couto, OP. Link para assistir ao evento AQUI.
Mediação e organização: Prof. Afonso Murad (FAJE), Profa. Bruna Branchi (PUC Campinas) e Prof. Robert Nascimento (UNISAL).
Dia 20/05 (terça-feira) – 19h às 21h30
Tema: “Água: fonte de vida por uma ecologia integral”. Palestrantes: Renata Lima Moretto (USF), Maria Luísa Palmieri (IPA), Luciano Machado (PEI CNBB Sul1). Link para assistir ao evento AQUI.
Mediação e organização: Prof. Francisco Emílio Surian (UNISANTOS), Prof. Cleber Ferrão (UNISANTOS) e Prof. Lucas Andrade (USF).
Dia 21/05 (quarta-feira) – 19h às 21h30
Tema: “A contribuição da Campanha da Fraternidade para a perenidade da Ecologia Integral”. Palestrante: Luiz Sleutjes (PEI CNBB Sul1). Link para assistir ao evento AQUI.
Mediação e organização: Prof. Douglas Barros – (PUC Campinas), Prof. Robert Nascimento (Unisal) e Prof. Eraldo Costa Neto (UEFS).
Os participantes poderão obter certificados emitidos pela Universidade São Francisco, mediante inscrição gratuita realizada AQUI.
Celebrações: 10 anos da Encíclica Laudato si’
Comemorar o aniversário de dez anos da Encíclica Laudato si’, carta dirigida ao cuidado da Casa Comum e a todas as pessoas de boa vontade, no dia de sua promulgação (24 de maio), é uma forma de celebrar e atender a este grande e urgente chamado. Isso será feito por meio da oração em atos inter-religiosos e celebrações ecumênicas ou eucarísticas.
As celebrações acontecerão nas sete sub-regiões do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo, Aparecida, Sorocaba, Botucatu e Ribeirão Preto 1 e 2).
Confira a agenda, os horários e os locais das celebrações AQUI.
Atividades comunitárias
O agir também estará presente nesta jornada, pois o testemunho é a marca fundamental que deve expressar o processo de conversão ecológica proposto pela Encíclica Laudato Si’.
Ações locais serão realizadas, em sua maioria, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, promovidas pela Pastoral da Ecologia Integral nas Arquidioceses e Dioceses do Estado de São Paulo, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, poder público e sociedade civil.
Confira a programação completa AQUI.
Participe da Jornada Laudato Si’ e aproveite a ocasião para ampliar sua formação, celebrar e dar testemunho da urgente missão de cuidar do nosso maior bem coletivo: a vida!
Realização:
Regional Sul 1 da CNBB
Pastoral da Ecologia Integral Sul 1
Organização:
Universidade São Francisco (USF)
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Faculdade João Paulo II (FAJOPA)
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
FEI – Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”
USP/Esalq – OCA – Laboratório de Política e Educação Ambiental
USP/ECA – Escola de Comunicação e Artes – Projeto Educom & Clima
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Centro Universitário Claretiano
Centro Universitário São Camilo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUR) – PPG Teologia
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Apoio:
Associação Nacional de Educação Católica do Brasil
Ana Paula Moreira – Marketing e Comunicação USF e Adriana Rabelo Rodrigues